Processo para o CENSO Escolar - Ensino Básico
O Censo Escolar coleta dados anualmente individualizados sobre os Estudantes, Professores, Turmas de cada escola brasileira. Gestores de todas as escolas de Educação Básica do país deverão verificar informações sobre o movimento e o rendimento de cada um de seus alunos no final de cada ano letivo. Além de resultado de aprovado ou não, a escola deve confirmar se o aluno permanece na instituição, se transferiu, se abandonou os estudos. É solicitado nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial e ainda se ele necessita de atendimento escolar diferenciado (hospitalar ou domiciliar), se utiliza transporte público ou se tem necessidade educacional especial.
Registro Inicial
Informa-se ao MEC/INEP dados sobre a Escola, Alunos, Turmas e Professores conforme a situação vigente em um determinado dia de referência determinado em portaria pela regulamentadora. Mais informações em http://inep.gov.br/imprensa/noticias/censo/escolar.
Nesta etapa as seguintes funcionalidades serão executadas:
Sincronização de dados
Após o fechamento da primeira etapa o MEC/INEP disponibiliza os códigos identificadores de alunos e turmas recenseados pela primeira vez. As escolas devem atualizar o cadastro de alunos e turmas com este código, que são necessários na próxima etapa.
Nesta etapa a seguinte funcionalidade é executada: Assistente de importação de dados.
Informação da “Situação do Aluno”
No encerramento do ano letivo informa-se ao MEC/INEP se o aluno foi aprovado, reprovado, abandonou o curso, etc. O sistema do MEC/INEP permite que as informações possam ser trocadas através de arquivos em formato texto que podem ser importados e exportados no site do MEC num processo denominado “migração de dados”.
Nesta etapa a seguinte funcionalidade é executada: Relatório de exportação da “Situação do Aluno”.
1.1 - Cadastro da escola
Acesse: Menu Totvs | BackOffice | Gestão Fiscal | Cadastro | Filiais | Anexo | Dados para o Censo Escolar e SISTEC
Estes dados são registrados no Cadastro de Filiais do módulo de “Gestão Fiscal”.
Esta tela apresenta os dados solicitados no questionário “Dados da Escola”. Preencha as quatro abas de acordo com as instruções solicitadas pelo MEC.
1.2 - Cadastro de Aluno
Acesse: Currículo e Oferta | Aluno | Anexo | Dados do Censo Escolar e SISTEC
Esta tela apresenta dados solicitados pelo MEC no questionário “Dados do Aluno”, deve ser usada para informar necessidades / habilidades especiais e de transporte. Também permite a correção do código INEP atribuído ao aluno.
Note que no primeiro momento do Censo, este campo é enviado em branco sendo preenchido automaticamente pelo processo de importação do arquivo gerado pelo MEC.
1.3 - Cadastro do Professor
Acesse: Currículo e Oferta | Professores | Anexo | Dados para o Censo Escolar e SISTEC | Guia: Identificação
Esta tela apresenta dados solicitados pelo MEC no questionário “Dados do Professor”.
O preenchimento do código INEP não é necessário.
1.4 - Cadastro de Curso
Acesse: Currículo e Oferta | Cursos
O código INEP deve ser informado no cadastro dos cursos de formação. Apenas os alunos, professores e turmas de cursos com o código INEP preenchido serão considerados no processo de recenseamento.
1.5 - Cadastro de Período Letivo
Acesse: Currículo e Oferta | Períodos Letivos
As datas de início e término devem estar devidamente preenchidas. Apenas períodos letivos que tenham estas datas preenchidas serão considerados no processo de recenseamento.
1.6 - Cadastro de Turmas
Acesse: Currículo e Oferta | Oferta | Turmas | “Anexo” | Dados do Curso para o CENSO Escolar e SISTEC
Note que no primeiro momento do Censo, o campo do INEP é enviado em branco, sendo preenchido automaticamente pelo processo de importação do arquivo gerado pelo MEC.
No cadastro das Turmas, deve-se informar se a mesma possui Atendimento Especializado (AEE) e atente a pessoas portadoras de deficiência (PCD).
1.7 - Cadastro de Consultas
Acesse: Ambiente | Configuração | Parâmetros | Educacional | Secretaria | Geral 5/5
Antes de finalizarmos a etapa de cadastros, deve-se incluir nos parâmetros dos sistema as consultas que serão realizadas no processo de Preparação do Cadastro para o CENSO Escolar Ensino Básico.
As consultas se encontram no arquivo CENSOEBTOTVSEDUCACIONAL2016_V01_12.1.ZIP no portal suporte.totvs.com.br.
Caso as consultas não sejam cadastradas, o processo não terá nenhum retorno de informação.
2. Preparação do Cadastro para o CENSO Escolar Ensino Básico
Este Assistente vai preparar a base de dados para a gravação de um arquivo texto com os dados da Escola, Alunos, Professores e Turmas solicitadas na etapa inicial.
Acesse: Atividades Acadêmicas | Assistentes | Preparação do Arquivo para o CENSO Escolar
Se os dados específicos referentes à Escola não tiverem sido registrados no Cadastro de Filiais o Assistente não irá prosseguir.
Caso esta informação tenha sido registrada corretamente, será solicitado o preenchimento da data de referência.
2.1 Preparação do Arquivo
Assim que as datas são informadas, o assistente verifica se os dados específicos dos alunos e professores que estudaram e lecionaram no período informado, foram registrados ou não. Clique em Avançar.
2.2 Cadastro dos Professores
O sistema irá redirecionar o usuário para a tela de cadastro dos professores, caso tenha alguma inconsistência, o sistema habilitará a lista de professores onde permite ao usuário abrir e corrigir estes cadastros.
Os cadastros corrigidos são excluídos da lista automaticamente. O assistente não prossegue enquanto toda a lista não for corrigida.
São consideradas “inconsistências” as seguintes situações:
2.3 Cadastro do País de Origem
Na próxima tela do assistente são listados os códigos de Nacionalidade utilizados no TOTVS Educacional.
O código INEP correspondente a cada código de nacionalidade que deve ser selecionado na lista que é apresentada.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.4 Cadastro do Grau de Instrução
Na próxima tela do assistente são listados os códigos de Grau de Instrução utilizados no TOTVS Educacional.
O código INEP correspondente a cada código de grau de instrução que deve ser selecionado na lista apresentada.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.5 Cadastro da Disciplina
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos das Disciplinas utilizados no TOTVS Educacional. O código INEP correspondente a cada código de disciplina que deve ser selecionado na lista apresentada.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.6 Cadastro do Curso
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos dos Cursos utilizados no TOTVS Educacional. O código INEP correspondente a cada código de curso onde deve ser selecionado na lista na lista disponível no sistema.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.7 Curso Profissionalizante
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos dos Cursos Profissionalizantes utilizados no TOTVS Educacional. O código INEP correspondente a cada código de curso deve ser selecionado na lista disponível pelo sistema.
Caso não sejam ministrados cursos profissionalizantes, clique em Avançar.
2.8 Cadastro da Série
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos das Séries utilizados no TOTVS Educacional.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.9 Atividades Complementares
Na tela em questão, serão exibidas as turmas que estão no processo. Neste momento, deverão ser preenchidos os campos de atividades complementar caso existam.
O preenchimento não é obrigatório, porém, é aconselhável informar os mesmos de acordo como foi cadastrado na turma.
2.10 Finalização
Neste ponto o Assistente já tem todas as informações necessárias para preparar os dados necessários à geração do arquivo. Clique em “Executar”.
3. Arquivamento e Recuperação de dados do Educacenso
Acesse: Atividades Acadêmicas | Assistentes | Arquivamento e Recuperação de dados do Educacenso
Caso este processo não seja executado, não será possível obter resultado no gerador de saídas.
A etapa de Arquivamento e Recuperação de dados do Educacenso salva todos os registros de acordo com o que foi executado pelo censo anteriormente.
Os registros salvos neste processo serão utilizados apenas no momento de executar o Gerador de Saídas.
Após executarmos o processo de Arquivamento e Recuperação de dados, é de suma importância que realize a seleção do arquivo gerado e logo após, clique no botão de "Ler Arquivo", pois desta forma poderemos informar dados obrigatórios que não são informados no sistema e também visualizar os dados cadastrados que estão sendo buscados.
Os campos obrigatórios de preenchimentos na tela de arquivamento, são:
Neste momento deve-se atentar para oficializar o dado que será utilizado.
Conforme imagem abaixo, basta selecionar os dados que serão oficializados e clicar no botão "XML Oficial".
4. Geração do Arquivo Censo
Acesse: Gestão | Ferramentas de Análise | Gerador de Saída
Na etapa em questão devemos verificar a versão onde está sendo realizado o processo de geração, pois a partir da versão 12 só poderá ser realizado a geração através do gerador de saídas.
Segue prints da geração do Arquivo Censo através do Gerador de Saídas:
4.1 Seleção de Layout
Nesta tela, será necessária a seleção de um layout para o gerador.
4.2 Parâmetros da Geração
Em seguida, devemos informar a coligada, filial e o ano base do arquivo que visamos gerar.
Tabelas Utilizadas
Registro Inicial
Informa-se ao MEC/INEP dados sobre a Escola, Alunos, Turmas e Professores conforme a situação vigente em um determinado dia de referência determinado em portaria pela regulamentadora. Mais informações em http://inep.gov.br/imprensa/noticias/censo/escolar.
Nesta etapa as seguintes funcionalidades serão executadas:
- Preparação dos Cadastros.
- Assistente de preparação dos dados.
- Relatórios de exportação de dados.
Sincronização de dados
Após o fechamento da primeira etapa o MEC/INEP disponibiliza os códigos identificadores de alunos e turmas recenseados pela primeira vez. As escolas devem atualizar o cadastro de alunos e turmas com este código, que são necessários na próxima etapa.
Nesta etapa a seguinte funcionalidade é executada: Assistente de importação de dados.
Informação da “Situação do Aluno”
No encerramento do ano letivo informa-se ao MEC/INEP se o aluno foi aprovado, reprovado, abandonou o curso, etc. O sistema do MEC/INEP permite que as informações possam ser trocadas através de arquivos em formato texto que podem ser importados e exportados no site do MEC num processo denominado “migração de dados”.
Nesta etapa a seguinte funcionalidade é executada: Relatório de exportação da “Situação do Aluno”.
Requisito1. Parte destinada a cadastros
Para que os dados do Educacenso possam ser extraídos é necessária uma complementação dos cadastros do sistema e a utilização das versões 12.1.10.150, 12.1.11.116 ou superior.
O processo necessita que todos os scripts do censo já tenham sido executados. É de extrema importância que verifique se os scripts dos censos anteriores e do atual já foram executados, pois caso não tenham sido, o processo não permitirá realizar o censo. Scripts utilizados no censo atual: Scripts Censos Anteriores
1.1 - Cadastro da escola
Acesse: Menu Totvs | BackOffice | Gestão Fiscal | Cadastro | Filiais | Anexo | Dados para o Censo Escolar e SISTEC
Estes dados são registrados no Cadastro de Filiais do módulo de “Gestão Fiscal”.
Esta tela apresenta os dados solicitados no questionário “Dados da Escola”. Preencha as quatro abas de acordo com as instruções solicitadas pelo MEC.
1.2 - Cadastro de Aluno
Acesse: Currículo e Oferta | Aluno | Anexo | Dados do Censo Escolar e SISTEC
Esta tela apresenta dados solicitados pelo MEC no questionário “Dados do Aluno”, deve ser usada para informar necessidades / habilidades especiais e de transporte. Também permite a correção do código INEP atribuído ao aluno.
Note que no primeiro momento do Censo, este campo é enviado em branco sendo preenchido automaticamente pelo processo de importação do arquivo gerado pelo MEC.
1.3 - Cadastro do Professor
Acesse: Currículo e Oferta | Professores | Anexo | Dados para o Censo Escolar e SISTEC | Guia: Identificação
Esta tela apresenta dados solicitados pelo MEC no questionário “Dados do Professor”.
O preenchimento do código INEP não é necessário.
1.4 - Cadastro de Curso
Acesse: Currículo e Oferta | Cursos
O código INEP deve ser informado no cadastro dos cursos de formação. Apenas os alunos, professores e turmas de cursos com o código INEP preenchido serão considerados no processo de recenseamento.
1.5 - Cadastro de Período Letivo
Acesse: Currículo e Oferta | Períodos Letivos
As datas de início e término devem estar devidamente preenchidas. Apenas períodos letivos que tenham estas datas preenchidas serão considerados no processo de recenseamento.
1.6 - Cadastro de Turmas
Acesse: Currículo e Oferta | Oferta | Turmas | “Anexo” | Dados do Curso para o CENSO Escolar e SISTEC
Note que no primeiro momento do Censo, o campo do INEP é enviado em branco, sendo preenchido automaticamente pelo processo de importação do arquivo gerado pelo MEC.
No cadastro das Turmas, deve-se informar se a mesma possui Atendimento Especializado (AEE) e atente a pessoas portadoras de deficiência (PCD).
1.7 - Cadastro de Consultas
Acesse: Ambiente | Configuração | Parâmetros | Educacional | Secretaria | Geral 5/5
Antes de finalizarmos a etapa de cadastros, deve-se incluir nos parâmetros dos sistema as consultas que serão realizadas no processo de Preparação do Cadastro para o CENSO Escolar Ensino Básico.
As consultas se encontram no arquivo CENSOEBTOTVSEDUCACIONAL2016_V01_12.1.ZIP no portal suporte.totvs.com.br.
Caso as consultas não sejam cadastradas, o processo não terá nenhum retorno de informação.
2. Preparação do Cadastro para o CENSO Escolar Ensino Básico
Este Assistente vai preparar a base de dados para a gravação de um arquivo texto com os dados da Escola, Alunos, Professores e Turmas solicitadas na etapa inicial.
Acesse: Atividades Acadêmicas | Assistentes | Preparação do Arquivo para o CENSO Escolar
Se os dados específicos referentes à Escola não tiverem sido registrados no Cadastro de Filiais o Assistente não irá prosseguir.
Caso esta informação tenha sido registrada corretamente, será solicitado o preenchimento da data de referência.
2.1 Preparação do Arquivo
Assim que as datas são informadas, o assistente verifica se os dados específicos dos alunos e professores que estudaram e lecionaram no período informado, foram registrados ou não. Clique em Avançar.
2.2 Cadastro dos Professores
O sistema irá redirecionar o usuário para a tela de cadastro dos professores, caso tenha alguma inconsistência, o sistema habilitará a lista de professores onde permite ao usuário abrir e corrigir estes cadastros.
Os cadastros corrigidos são excluídos da lista automaticamente. O assistente não prossegue enquanto toda a lista não for corrigida.
São consideradas “inconsistências” as seguintes situações:
- Grau de Instrução no cadastro não foi informado;
- Grau de Instrução no cadastro não denota formação em nível superior e na tela de informações específicas foi registrada uma pós-graduação ou um curso superior;
- Grau de Instrução denota formação em nível superior e na tela de informações específicas não foi informado pelo menos um curso superior.
2.3 Cadastro do País de Origem
Na próxima tela do assistente são listados os códigos de Nacionalidade utilizados no TOTVS Educacional.
O código INEP correspondente a cada código de nacionalidade que deve ser selecionado na lista que é apresentada.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.4 Cadastro do Grau de Instrução
Na próxima tela do assistente são listados os códigos de Grau de Instrução utilizados no TOTVS Educacional.
O código INEP correspondente a cada código de grau de instrução que deve ser selecionado na lista apresentada.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.5 Cadastro da Disciplina
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos das Disciplinas utilizados no TOTVS Educacional. O código INEP correspondente a cada código de disciplina que deve ser selecionado na lista apresentada.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.6 Cadastro do Curso
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos dos Cursos utilizados no TOTVS Educacional. O código INEP correspondente a cada código de curso onde deve ser selecionado na lista na lista disponível no sistema.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.7 Curso Profissionalizante
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos dos Cursos Profissionalizantes utilizados no TOTVS Educacional. O código INEP correspondente a cada código de curso deve ser selecionado na lista disponível pelo sistema.
Caso não sejam ministrados cursos profissionalizantes, clique em Avançar.
2.8 Cadastro da Série
Na próxima tela do Assistente são listados os códigos das Séries utilizados no TOTVS Educacional.
Caso não tenha inconsistências, clique em Avançar.
2.9 Atividades Complementares
Na tela em questão, serão exibidas as turmas que estão no processo. Neste momento, deverão ser preenchidos os campos de atividades complementar caso existam.
O preenchimento não é obrigatório, porém, é aconselhável informar os mesmos de acordo como foi cadastrado na turma.
2.10 Finalização
Neste ponto o Assistente já tem todas as informações necessárias para preparar os dados necessários à geração do arquivo. Clique em “Executar”.
3. Arquivamento e Recuperação de dados do Educacenso
Acesse: Atividades Acadêmicas | Assistentes | Arquivamento e Recuperação de dados do Educacenso
Caso este processo não seja executado, não será possível obter resultado no gerador de saídas.
A etapa de Arquivamento e Recuperação de dados do Educacenso salva todos os registros de acordo com o que foi executado pelo censo anteriormente.
Os registros salvos neste processo serão utilizados apenas no momento de executar o Gerador de Saídas.
Após executarmos o processo de Arquivamento e Recuperação de dados, é de suma importância que realize a seleção do arquivo gerado e logo após, clique no botão de "Ler Arquivo", pois desta forma poderemos informar dados obrigatórios que não são informados no sistema e também visualizar os dados cadastrados que estão sendo buscados.
Os campos obrigatórios de preenchimentos na tela de arquivamento, são:
- Campos 3, 4, 5 e 6 do registro 00;
- Campos 19 a 27 do registro 00;
- Campo 38 do registro 00;
- Campo 107 do registro 10;
Neste momento deve-se atentar para oficializar o dado que será utilizado.
Conforme imagem abaixo, basta selecionar os dados que serão oficializados e clicar no botão "XML Oficial".
4. Geração do Arquivo Censo
Acesse: Gestão | Ferramentas de Análise | Gerador de Saída
Na etapa em questão devemos verificar a versão onde está sendo realizado o processo de geração, pois a partir da versão 12 só poderá ser realizado a geração através do gerador de saídas.
Segue prints da geração do Arquivo Censo através do Gerador de Saídas:
4.1 Seleção de Layout
Nesta tela, será necessária a seleção de um layout para o gerador.
4.2 Parâmetros da Geração
Em seguida, devemos informar a coligada, filial e o ano base do arquivo que visamos gerar.
Tabelas Utilizadas
- SALUNOMEC
- SMATRCPLMEC
- PROFESSORMEC
- TURMAMEC
- SFILIALMEC
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