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Remessa de Pagamento Eletrônico

O Pagamento Eletrônico é um processo que automatiza os pagamentos dos títulos através de integração com a Rede Bancária. Consiste na geração de arquivos de remessa dos lançamentos a pagar e envio à rede bancária, que oferece serviços diversificados de processamento.
Neste contexto, a empresa estabelece um convenio com o Banco, que tem uma importante atuação garantindo agilidade e praticidade ao processo.
O sistema gerencia desde os cadastros necessários (Clientes, Bancos, Agência, Conta Corrente, Lançamento Financeiro...etc) até a quitação automática dos Lançamentos Financeiros através do processo de Retorno de Pagamento.
Atenção!
A partir da versão 11.80 o layout do arquivo de remessa deverá ser desenvolvido pelo novo Gerador de Saídas e não mais pelo menu de Relatórios.
Os novos layout´s foram desenvolvidos pela Totvs e estão disponíveis para download no próprio contexto do Gestão Financeira. Para isso, clique na aba lateral direita superior “TOTVS By You” e digite o texto que você deseja pesquisar, exemplo “Pagamento eletrônico”. Em seguida clique no link “By You”, que fica no canto inferior direito. Utilize a barra de rolagem para selecionar o assunto desejado e faça o download.
As adequações no Layout deverão ser feitas pelo usuário, a exemplo do procedimento adotado nas versões anteriores.
A remessa de Pagamento será realizada pelo menu Borderô de Pagamentos e não mais pelos Lançamentos Financeiros.

Desenvolvimento/Procedimento
1. Executar o RM.EXE / Serviços Globais / Segurança: O usuário deverá ter permissão de acesso ao Segmento Integração.
2. Acessar o Segmento INTEGRAÇÃO / Gerador de Saídas /Cadastrar uma Categoria. Em seguida acessar o menu Gerador de Saídas / Layout / Processos
e importar o relatório, que será utilizado para gerar a remessa.
3. Através do contexto Gestão Financeira:
· Acessar o menu Movimentações Bancárias/Controle Bancário e conferir os cadastros:
. Bancos: deverá ter o código Febraban correto, exemplo Banco do Brasil = 001.
. Para cada Banco deverá haver a Agência e Conta corrente cadastradas.
. Cadastrar o Convênio : todos os requisitos do pagamento eletrônico serão gerenciados pelo Convênio, inclusive a Conta Caixa. Na guia “Remessa Bancária” deverá ser indicado o layout a ser utilizado para gerar o arquivo de remessa.
· Selecionar os Lançamentos Financeiros , que deverão estar associados à Conta caixa/Convênio e inclua-os no Borderô de Pagamento (Visão de Lançamentos / Processos / Incluir Borderô). Como nas versões anteriores, a forma de pagamento bem como o código de barras/IPTE deverão estar corretamente indicados em cada Lançamento pela aba “Integração Bancária”.

Para gerar a remessa:
1º. Cadastrar uma remessa pelo menu: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Cadastro Bancário / Cadastro Pagamento ou durante o processo.
2º. Acessar o menu “Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Borderô de Pagamentos e:
     . Selecionar o Borderô e em seguida o usuário com permissão, deverá “autorizá-lo” através do menu: Processos / Autorização de Borderô de pagamento.
     . Para gerar o arquivo de remessa: Processos / Remessa Pagamento (nesta etapa também é possivel incluir a remessa citada no 1º item).
Resultado:
- O resultado será um arquivo em formato txt.
- O Borderô e os respectivos Lançamentos do Borderô terão o campo STATUS.CNAB atualizado para Remetidos.
- O arquivo de remessa a ser encaminhado ao Banco será gravado no local especificado.
Para cancelar a remessa:
Menu: Movimentações Bancárias / Integração Bancária /Borderô de Pagamento / Processos / Cancela Remessa Pagamento.
Informações adicionais
Ao incluir o Borderô será criado para cada Lançamento o respectivo item de baixa. Para visualizá-lo, edite o Lançamentos / Baixas do Lançamento.

Fonte: Blog oficial da TOTVS

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