Manutenção:
- Mantenha a base de dados e o servidor de banco de dados de acordo com as recomendações do documento de portabilidade da TOTVS. O documento de portabilidade pode ser obtido através do portal do cliente, onde existirá um documento por versão (XX.XX) – (Portabilidades).
Motivo: Diversos problemas podem ocorrer na conversão relacionada à insuficiência de recursos da instancia do banco de dados ou parâmetros do banco de dados fora do padrão homologado. O modelo padrão é a base vazia disponibilizada pela TOTVS, em caso de dúvidas a mesma pode ser verificada para comparação de parâmetros. - Não executar scripts DML ou DDL diretamente na base de dados sem o aval da TOTVS. Scripts executados diretamente na base de dados podem alterar a estrutura e gerar inconsistências na base, o que no momento da conversão pode ser evidenciado ocasionando a necessidade de validação da base de dados. O processo de validação pode ser moroso e gerará custos para o cliente, visto ser um processo de consultoria de especialistas em Banco de dados.
- Dois parâmetros existentes em bases SQL server podem trazer efeitos indesejados na utilização do sistema, que passam por desempenho e erros na aplicação, são eles:
- Auto Update Statistics – configurada como True, as estatísticas de índice são automaticamente atualizadas, podendo gerar queda de performance.
- Auto Create Statistics – configurada como True, as estatísticas de índice são automaticamente criadas, sempre que você criar um índice, o SQL Server cria um conjunto de estatísticas sobre os dados contidos dentro do índice.
- Efetuar a manutenção da base de dados, realizando a reindexação e ou reconstrução de índices e atualização de estatísticas além de monitorar o espaço para crescimentos dos arquivos de dados e arquivos de log do banco de dados. Verifique também a consistência física e lógica da base de dados. Estes procedimentos são de responsabilidade do DBA da empresa, caso não possua DBA a equipe de consultoria da TOTVS poderá ser acionada para esta avaliação. Disponibilizamos os scripts para reindex/rebuild de índices e atualização de estatísticas (Index_defrag2.sql, RMatualizaestatisticas.sql). Os scripts são duas stored procedures a serem criadas na base. Abaixo orientações de execução das mesmas:
Exemplos de como chamar a procedure Index_defrag2:
/** Executando com parâmetros defaults **/
execute RMIndexDefrag
/** Executando com opção de recalculo do Fill Factor **/
execute RMIndexDefrag @recalcfillfactor = 1
/** Executando sem output **/
execute RMIndexDefrag @debugmode = 0
Exemplo de como chamar a procedure RMatualizaestatisticas:
Exec RMatualizaestatisticas
Recomendamos que o DBA avalie a periodicidade para execução destas procedures, caso não possua DBA, execute as mesmas na seguinte periodicidade:
Index_defrag2 – Semanalmente
RMatualizaestatisticas - Diáriamente
0 Comentários